Qualidade de atendimento: um fator imprescindível às vendas
Você já deve ter ouvido falar que todo negócio depende de relacionamento. Mas o que isso significa na prática e como isso impacta no seu dia a dia? É aí que entra a qualidade de atendimento. Atender bem pode ser o motivo do sucesso.
Hoje vamos propor uma reflexão muito simples sobre como decifrar o que seus clientes procuram, como utilizar isso em seu atendimento.
“Não vendemos um produto, mas sim um conceito”
Um dos maiores clichês (e talvez o maior) do mundo das vendas é a promessa de vender algo além daquele produto comercializado. Um estilo de vida, uma ideia, ou até mesmo uma experiência, algo que toque profundamente o desejo das pessoas. Quantas vezes você já se deparou com um produto à moda gourmet que custava o dobro de seu preço convencional, sob a justificativa de que aquilo era uma experiência e não uma mercadoria?
Bem, pretensioso ou não, esse discurso toca numa importante questão sobre a comercialização de bens: salvo algumas exceções, quando alguém compra algo, o interesse final dessa pessoa não está no produto em si, mas sim em seu valor uso.
Trata-se de um raciocínio bem simples:
Pense que quem procura um smartphone, por exemplo, não está interessado em ter esse aparelho por que ele tem algum tipo de valor pessoal (como os objetos que marcam nossas memórias) mas sim, pelas possibilidades que ele oferece. Ficar conectado com as notícias do mundo, contatar amigos e parentes, tirar fotos. Todas essas possibilidades são as reais motivações por trás da compra.
E o que isso tem a ver com atendimento?
Compreender melhor o que motiva a procura por um produto poder ser a chave para fechar uma venda.
Que seu atendimento deve ser respeitoso e colocar seu cliente em primeiro lugar você já sabe. Mas qual necessidade aquela compra busca atender? Você já pensou em como essa informação pode mudar seu atendimento?
Como explorar as necessidades de seu cliente?
Oriente seu time de vendas a perguntar brevemente sobre a relação da pessoa com aquilo que ela procura. Perguntas referentes a frequência e quantidade (“é o primeiro desse que você procura ou você já tem um?”) podem revelar por exemplo, se a pessoa já tem o hábito de consumir aquilo, ou se já existe alguma insatisfação anterior que motivou a compra de um novo.
Vem trocar uma ideia com a gente!
Se sua estratégia de vendas ainda não lidava com a necessidade por trás da compra, tente aplicá-la.
Se alguma dúvida surgir no meio do caminho, a Arandu Sistemas estará sempre aberta para conversar com você, para compreender melhor como nós podemos te atender e te ajudar a aumentar a lucratividade do seu negócio!
Ficou pensativo? Essas e outras dicas você confere no nosso blog e em nossas redes sociais
http://www.arandusistemas.com/blog
https://www.instagram.com/arandu_sistemas/
https://www.facebook.com/Master.Shop.Sistema/
Tenha uma boa semana e ótimas vendas!