Em clima de dia das crianças, trazemos hoje a história da Debora e da Elisandra. Duas empreendedoras que, fascinadas pela infância, idealizaram a Tindolelê Brinquedos Criativos.

Um relato que nos mostra como estratégia, percepção e criatividade são habilidades fundamentais para quem se compromete a gerir um negócio. A Tindolelêoferece às crianças, brinquedos que estimulam essas mesmas habilidades, proporcionando alegria e crescimento junto da família.

Há 7 anos, elas inauguraram a Tindolelê, uma loja de brinquedos que conta com uma grande variedade, escolhida segundo princípios rigorosos de qualidade. Seus produtos trazem para os pequenos uma experiência natural, diferenciando-se dos entretenimentos digitais e brinquedos eletrônicos.

Conversamos com elas para conhecer melhor a Tindolelê, e entender a importância da família nas brincadeiras. Elas nos deram dicas importantes sobre a lida com os clientes, como

Confira o case completo:

 

- De onde vem esse amor por trabalhar com criança? A lida com os pequeninos começou com a psicologia, ou veio antes mesmo da formação?

Realmente o ponto principal em comum entre nós duas é o amor que temos pelas crianças. Antes mesmo da formação já tínhamos a experiência de trabalhar com essa fase de vida tão mágica para nós, que é a infância, por meio de trabalhos voluntários. O sorriso puro e sincero desses seres tão pequeninos sempre nos encantou. Ao cursar a psicologia sempre buscávamos por estágios na área infantil, tanto em instituições, como escolas e hospitais, quanto em atendimentos clínicos. Já sabíamos que nos realizávamos nessa área, como profissionais e como pessoa.

 

- E como surgiu a ideia de estimular as crianças através da loja de brinquedos? Qual o papel dos brinquedos nesse desenvolvimento das crianças?

Ao aprofundarmos nos estudos sobre a infância, vimos que para as crianças terem um desenvolvimento de vida mais saudável, é necessário que se tenha um ambiente favorável, ou seja, um lugar em que a criança se sinta amada e respeitada e que sejam oferecidos os estímulos adequados a cada fase do seu desenvolvimento. Nesse sentido os brinquedos em que trabalhamos oferecem todo esse cuidado, a partir do princípio em que proporcionam momentos de afeto entre a família, pois é necessário um adulto mediador na brincadeira, o que torna todo esse conjunto favorável ao desenvolvimento da criança ao estimular suas habilidades, motoras, afetivas, sociais e intelectuais.

 

- Sobre o cuidado especial com a escolha dos brinquedos, como os brinquedos livres de componentes eletrônicos e fabricados de tecido ou madeira contribuem para esse brincar divertido e saudável?

Nossos brinquedos são rigorosamente selecionados, sempre levando em conta a segurança da criança e a busca pelas melhores marcas do segmento. A textura da madeira e dos tecidos permite com que a criança possa sentir o que há de mais natural e verdadeiro possível, tornando aquela experiência única e que levará por toda a vida. Temos o cuidado de escolher os fornecedores que caminham ao encontro com os nossos princípios: responsabilidade com o meio ambiente e que proporcionam um brincar livre, onde a criança se torna ativa e não passiva em suas brincadeiras, possibilitando que a criatividade, a exploração e a espontaneidade sejam utilizadas por elas da maneira como desejarem. A diversão se faz presente sempre quando a criança se vê livre para brincar da forma como quiser, tornando cada experiência com o brinquedo, pura diversão. É a criança sendo criança.

 

- Como os estímulos a criatividade, coordenação motora, concentração impactam no crescimento da criança?

Para um desenvolvimento saudável, é necessário que a criança esteja inserida em um ambiente favorável, rico em estímulos. Ou seja, expostas a manipulação de brinquedos que permitem o movimento das mãos, sentir as diferentes texturas, explorar de acordo com a imaginação e o raciocínio, isso faz com que a criança conheça o mundo a sua volta e passe a compreender e a utilizar estratégias de interação com ele. Tudo isso contribui para que a criança faça uso dessas habilidades durante os afazeres do seu dia-a-dia, permitindo, dessa forma, com que o desenvolvimento ocorra respeitando o seu tempo, ou seja, de acordo com a sua faixa etária.

 

- E qual o papel da família nesse contexto de crescimento e estímulo da criança?

A família tem o papel primordial nesse contexto! É o ambiente familiar que irá oferecer os estímulos adequados e dar suporte para intermediar o brincar. O momento em que os pais sentam com o filho para brincarem juntos se traduz em puro afeto, compreensão e atenção com a criança, favorecendo o desenvolvimento, pois a criança sentirá mais segura e autoconfiante, já que lhe foi dada a permissão para explorar o brinquedo e assim adquirir novos conceitos e novas formas de estratégias que irão utilizar no decorrer da vida.

- Eu vi pelo facebook de vocês também que os seguidores de vocês tem um engajamento orgânico muito interativo com vocês! Como é a relação de vocês com seu público? Vocês acreditam que esse contato direto é um diferencial importante para a loja?

Prezamos pelo contato próximo com os clientes e as redes sociais acabam auxiliando nessa interação. Procuramos manter o canal de comunicação sempre aberto para orientá-los quanto à proposta de cada brinquedo e, fazendo assim, um atendimento personalizado, buscando suprir a cada necessidade. Como nós mesmas recebemos pessoalmente cada cliente na loja e os atendemos, percebemos que dessa forma sentem-se mais seguros em conversar conosco através do contato virtual. Entretanto, trabalhamos com brinquedos exclusivos, pois são confeccionados em pequena escala, permitindo assim um acabamento manual, o que fazem os tornarem únicos, impossibilitando a real visualização dos brinquedos através de imagens, já que pessoalmente são ricos em sua forma natural. Sendo assim, preferimos com que os clientes explorem pessoalmente os brinquedos, só assim conseguirão ter a real noção do quão ele é incrível. Por isso gostamos de fazer esse atendimento personalizado pessoalmente, já que não há forma melhor do que essa para aprofundar o relacionamento com os clientes.

 

- Das funções que o Sistema trás para vocês, qual vocês usam com mais frequência para ter o controle da loja?

No nosso caso os brinquedos são separados por habilidades de desenvolvimento e faixa etária, e assim apresentados aos clientes.           . Assim é possível termos o controle do estoque muito bem organizado seguindo os critérios de classificação utilizados por nós, e ao mesmo tempo, podemos visualizar os brinquedos que mais agradam aos nossos clientes, já que temos o controle daqueles que possuem maiores vendas. Outro ponto importante do sistema, dentro da questão do estoque a ser organizado com mais facilidade, é que trabalhamos com um número relativamente grande de marcas de brinquedos e o sistema MasterShop nos permite a separação de cada uma com a descrição de cada brinquedo, grupo e subgrupo, em que podemos colocar todos os dados e informações do produto. Essa é uma das funções do sistema que utilizamos, mas não podemos deixar de dar ênfase também no nosso controle financeiro, onde o sistema nos apresenta diversos relatórios de vendas e assim nos permite comparar dados e estipular metas para o crescimento da empresa.

 

- E como vocês sentem que isso impacta no dia a dia de vocês?

Acreditamos que uma empresa bem organizada apresenta uma probabilidade bem maior de crescimento, portanto, é fundamental que tenhamos um sistema que nos ofereça ferramentas a nos auxiliar nesse controle. Assim sentimos mais segurança, pois podemos saber se os brinquedos, por exemplo, de uma determinada marca está se esgotando para repor o estoque, ou saber qual o brinquedo é mais vendido para que possamos ter mais segurança no momento de comprá-los, ou então qual o tipo de brinquedo que um determinado cliente gosta mais, já que o sistema permite visualizar as compras efetuadas de quem possui o cadastrado. Além dos relatórios que nos auxiliam na parte financeira, assim, podemos comparar os dados para estipular novas metas de vendas.

 

- Você consegue ter informações relevantes para a tomada de decisão através dos relatórios?

Sim, os relatórios nos ajudam a ter dados concretos para saber o momento adequado, por exemplo, de aumentar o estoque, de adquirir novas estratégias de vendas, ou seja, qual o momento em que devemos intensificar as divulgações por meio de um planejamento de marketing, qual o brinquedo preferido para que possamos divulgá-lo em nossas redes sociais e assim agradar aos clientes. Quanto mais detalhado o relatório, mais dados e informações podemos adquirir para transformar em benefícios para a empresa, melhorando as vendas e deixando os clientes muito mais satisfeitos.

 

- O sistema te ajuda a entender melhor como está indo o seu negócio?

Sim, ajuda muito! Com o sistema MasterShop podemos analisar dados que nos permitem fazer comparações das vendas e verificar o crescimento da empresa. Com isso é possível fazer um levantamento dos meses em que as vendas são melhores e traçar um plano estratégico para recuperar outros, e assim procurar manter sempre um bom desempenho durante todo o ano.

 

- O sistema te ajuda a manter os dados relevantes sobre seus clientes atualizados?

Sim, o sistema MasterShop permite manter os dados relevantes atualizados sobre os nossos clientes. Assim podemos saber sobre a frequência deles em nossa loja, quais os brinquedos preferidos e assim podemos agradá-los. Priorizamos o contato direto com os nossos clientes, nos sentimos gratificantes em poder atendê-los de uma forma acolhedora, cuidamos para proporcionar um ambiente em que os façam sentir-se como se estivessem em sua própria casa, então conhecer melhor cada um deles é muito importante para nós, e isso está sendo muito bem disponibilizado pelo sistema MasterShop.

 

- Vocês recomendariam o MasterShop?

Com certeza recomendamos o MasterShop! Estamos muito satisfeitas com todas as ferramentas que nos oferecem para poder avaliar o desempenho da nossa empresa e assim prosperarmos, sem contar, o suporte técnico em que nos auxilia de imediato para qualquer dúvida de funcionamento que eventualmente apresentarmos. Sempre fomos super bem atendidas, percebemos que são pessoas muito bem capacitadas, atenciosas, dispostas a nos ajudar a qualquer momento e sempre com muita cortesia.

 

- Que dica vocês dão para quem está começando, ou já tem um empreendimento?

A dica é conhecer bem o público ao qual o seu empreendimento é direcionado, manter um contato próximo com os clientes é fundamental. É importante saber o que melhor irá agradá-los e oferecer produtos de qualidade. Manter sempre aberto o canal de comunicação mostra a preocupação da empresa com os clientes e isso passará credibilidade e confiança. A utilização de um sistema, como no nosso caso o MasterShop, é de grande importância, pois de acordo com o que acreditamos, uma empresa bem organizada possui maiores probabilidades de crescimento e sucesso.