Aumentar as vendas de seu negócio é sempre um grande desafio. É necessário avaliar as vantagens e desvantagens de cada sistema de vendas para definir qual se encaixa melhor no seu modelo de negócio.  

Podem ser usados, para cada negócio, modelos híbridos de vendas, onde você pode se utilizar de vários recursos. Por exemplo, seu estabelecimento pode fazer vendas no modelo tradicional, onde o cliente vai até sua loja escolhe, prova e paga pela mercadoria presencialmente. Pode-se usar também o social selling, onde você apresenta seus produtos pelas mídias sociais, como facebook e instagram e o cliente paga por depósito bancário, boleto, pix ou link de pagamento (cartão) e retira o produto em sua loja ou você entrega (delivery). Pode-se usar também o e-commerce, onde sua loja pode estar presente na Internet, uma loja virtual, ou pode vender seus produtos em grandes marketplaces, como o mercado livre, americanas.com, Amazon e outros.

Um desses modelos é a venda consignada, que pode ser bom para fornecedores que buscam expandir seu negócio e uma ótima saída para vendedores que querem aumentar o desempenho da sua loja com maior liberdade. 

A venda consignada é um arranjo comercial onde um produtor/fornecedor envia seus produtos a um comprador ou revendedor, que paga ao fornecedor somente quando os produtos forem vendidos. Nessa modalidade o fornecedor continua a ser o proprietário das mercadorias até que elas sejam pagas em sua totalidade.

Como funciona?

Você pode tanto vender produtos adquiridos em consignação quanto permitir que seus clientes e vendedores façam com você esse arranjo comercial. Então, vamos conhecer esses dois tipos de relação comercial:

Com seu fornecedor:

Para vender produtos consignados, a loja deve procurar no mercado fornecedores que trabalham com esse tipo de arranjo comercial. Essa modalidade é uma das grandes fontes de renda adotadas entre os varejistas. É uma opção que ao mesmo tempo dá liberdade para ter um estoque maior, com a segurança de que os produtos que não forem vendidos poderão posteriormente ser devolvidos.

Normalmente, na rotina de um arranjo comercial de venda consignada, é feito um contrato onde o fornecedor disponibiliza os produtos e após um período agendado, o vendedor retornará ao estabelecimento para a prestação de contas. Ou seja, para coletar as mercadorias que sobraram e o pagamento daquilo que foi vendido. Geralmente esse prazo é de um mês.

Com seu cliente e seus vendedores:

Muitas lojas trabalham com vendas consignadas, enviando sacolas a suas clientes. Elas recebem e conhecem os produtos no conforto de suas casas e devolvem os produtos que não gostaram e fazem a compra dos produtos escolhidos. Outras lojas possuem vendedoras externas que retiram os produtos da loja, vendendo as suas clientes em atendimento personalizado e pagando somente o que foi vendido.

Uma loja que vende os seus produtos em consignação consegue espalhar os seus produtos pelo mercado e aumentando a disponibilidade deles para um número maior de clientes em potencial. Auxilia também na visibilidade de seus produtos e no relacionamento da loja com seus clientes, aumentando as vendas.

Como posso operacionalizar este novo modelo em minha loja?

Procure no mercado fornecedores que trabalham com a venda consignada. Ao acertar o compromisso de revenda das mercadorias, o fornecedor passará a entregar os produtos na loja em datas combinadas. Posteriormente, em um período agendado, o fornecedor retornará ao estabelecimento para a prestação de contas, ou seja, devolver as mercadorias que sobraram e fazer o pagamento daquilo que foi vendido.

Melhore o relacionamento com seus clientes, fazendo um cadastro bem detalhado. Assim, você, lojista, saberá para quem você pode enviar seus produtos para serem vistos e devolvidos em outro dia.

Tenha um controle detalhado das peças que saem, das devoluções, documente com ciência do seu cliente as peças levadas. Guarde os documentos. Registre cada retirada e quais produtos foram vendidos a partir das peças retiradas em consignação.

Espero que este conteúdo ajude vocês! Fiquem bem e cuidem-se! Estamos a disposição 

Não sabe como operacionalizar isso na sua loja? Fale conosco... estamos a sua disposição.

Até a próxima!

Créditos da imagem

<a href="https://br.freepik.com/fotos/venda">Venda foto criado por master1305 - br.freepik.com</a>