Fim do Horário de Verão 2019
- Detalhes
- Publicado: 11 Fevereiro 2019
A partir das zero horas (00h) do dia 17 de fevereiro de 2019, os relógios devem ser atrasados em um hora nos estados em que o Horário de Verão é válido.
Dicas para se Adaptar ao fim do Horário de Verão
Quando ocorre uma mudança de horário (seja por mudança do horário de verão, inverno ou de fuso horário), o organismo pode ter dificuldade em se habituar. Mas se você seguir as seguintes dicas, a adaptação será mais suave.
Cuidado com as Refeições
No dia da mudança de horário, evite refeições muito pesadas, principalmente no final do dia. Comidas que requerem muita energia para fazer a digestão podem prejudicar o descanso.
Da mesma forma, bebidas como o café e alguns chás (verde e preto) devem ser evitadas.
Não Exagere nos Exercícios Físicos
Prefira exercícios mais suaves ou relaxantes (como caminhadas leves ou ioga), para não estimular excessivamente o corpo.
Além disso, é recomendado não praticar exercícios pesados 3 horas ou menos antes de ir para a cama, porque a liberação de endorfinas causa um estímulo que pode afugentar o sono.
Ajuste a Hora de Dormir
Nesta mudança o relógio atrasa, ou seja, “ganhamos” uma hora e por isso as pessoas muitas vezes vão dormir mais tarde. Especialistas e médicos sugerem que essa “hora extra” deve ser usada para descansar.
Duas semanas antes do fim do horário de verão, tente ir para cama 5 minutos mais cedo a cada dia. Esta mudança gradual vai ajudar na adaptação quando o relógio atrasar uma hora.
No seu celular ou computador
Certifique-se que seu horário está correto. Existem alguns serviços como o hora certa que vc pode consultar para ter certeza do horário. Lembre-se... de sábado 16 para domingo dia 17, atrase 1h seu relógio.
No Master Shop
Pra quem usa o Master Shop em sua loja, veja como acertar o horário:
Para usuários da NF-e, NFC-e e SAT-CFe, com o término do horário de verão, o GMT (fuso horário) deve ser alterado, na tela de Login do Sistema, se estava -02:00, coloque -03:00, se estava -03:00, coloque -04:00, etc.
Para as lojas que possuem Impressoras Fiscais (ECF) elas ficarão com uma hora a mais.
O ajuste do termino horário de verão nos ECFs deve ser realizado após uma hora da emissão da Redução Z (RZ), ou seja, não pode haver qualquer movimento no ECF para que o comando seja executado com sucesso.
Isso porque os dados já foram gravados na Memória fiscal da ECF com o horário de verão, e você não pode retornar a um horário já gravado na memória fiscal dela.
Então ao final do dia anterior ao dia do termino do horário de verão, após fechar o caixa do último turno do dia, emita a Redução Z e depois de aguardar 1 hora e 1 minuto, no mínimo, com o ECF ligado, acesse o MsPdv , vá no Menu Fiscal, Programação e Horário de Verão.
Será impressa uma mensagem informando a saída do horário de verão.
Sugerimos que seja feita a Redução Z normalmente no Sábado, e o ajuste do horário pode ser feito antes da abertura do caixa do próximo dia. Após emitir a Redução Z no Sábado, deixe a Impressora ligada, no próximo dia, acesse o sistema e realize a operação. Não pode ser emitido nenhum tipo de comprovante após a redução Z do dia anterior.
Para poder abrir o Frente de Caixa é necessário que o horário do seu computador esteja igual o da impressora, sendo assim altere a hora do seu computador se necessário.
Qualquer coisa.... já sabem. Estamos a disposição para ajudar. Só ligar pra gente!
Abraços
Arandu Sistemas