Receitas de vó como diferencial de mercado
- Detalhes
- Publicado: 25 Julho 2019
Hoje é dia dos avós, data para celebrar os laços familiares! E para não deixar esse dia passar em branco, procuramos um exemplo de como esse vínculo entre avós e netos está presente no mundo da gestão.
Assim, conhecemos a história do Ricardo Linss, empreendedor de São Paulo que conquistou a Vila Gumercindo com as receitas de sua avó.
Formado em administração, hotelaria e gastronomia, Ricardo decidiu fazer de seu trabalho de conclusão de curso em administração uma oportunidade para manter viva a tradição culinária de sua família.
Ligamos para ele para conhecer melhor a iniciativa da Café&Delikatessen Oma Hedy, que começou em 2010 ainda como projeto, mas só ganhou vida depois de 2 anos de muito esforço. O café fica no mesmo lugar onde seus avós tinham um açougue, e durante esses dois anos, Ricardo adaptou a estrutura do estabelecimento para comportar seu novo negócio. O nome alemão “Oma Hedy” (Vó Hedy), homenageia a senhora Hedwig Dudy Müller, avó de Ricardo, que o inspirou com suas receitas típicas da Alemanha.
O joelho de porco defumado com chucrute é uma delas, e a produção artesanal, livre de misturas prontas, é o seu grande diferencial. Quando perguntamos sobre como a relação entre avó e neto impactam o negócio, Ricardo nos disse que a tradição das receitas é como um “selo de qualidade”, uma garantia de procedência que dá aos seus clientes a certeza de que eles estão diante de um prato com a autentica raiz alemã. “Ter uma pessoa, e não uma máquina por trás de cada receita é essencial” nos conta Linss.
Ele nos relatou também sua maior dificuldade: gerir a Café&Delikatessen em sua atual fase de crescimento, baseando sua administração entre uma simples planilha e um sistema de gestão. A precificação ideal dos produtos tem que dar conta da competitividade com seus concorrentes, e o controle de caixa precisa estar alinhado a isso. Ricardo pensa em investir em um sistema de gestão futuramente para aprimorar esse tipo de operação.
A vó Hedy, que no começo tinha um certo receio com o projeto, por conta das dificuldades que já havia enfrentado com o segmento de alimentos, ganhou confiança no empreendimento e se orgulha muito de seu neto.
E você? Tem alguma receita que sua avó fazia que te inspiraria a abrir um negócio? Acompanhe nosso perfil no facebook para conhecer mais novidades de gestão e ficar por dentro das tendências de mercado!