Tecnologias para o Varejo – 1 – Vendas
- Detalhes
- Publicado: 22 Janeiro 2020
Na pesquisa realizada pelo InfoVarejo, direcionada à empresários do setor, uma das nossas perguntas era: quais são as principais prioridades do varejista.
Em primeiro lugar ficou o aumento de vendas, com 77% dos varejistas indicando essa resposta. Em seguida, reduzir despesas na lista de 58% dos varejistas, comprar melhor com 41% e reduzir perdas e quebras, 36%. E em quinto lugar, melhorar a capacitação da equipe com 33% dos varejistas.
Quase 80% dos varejistas responderam que aumentar vendas é uma prioridade.
De uma forma simplória:
vendas = número de clientes x tícket médio
Ou seja: ou você tentará aumentar o número de clientes da sua loja, ou irá aumentar o ticket médio desses clientes.
CRM
Uma das principais ferramentas que está inundando o varejo é o CRM (Costumer Relationship Managemente). Traduzindo: uma ferramenta de gestão de clientes. A ciência que está por trás da ferramenta é a Gestão de Clientes, que pode ser caracterizada como um conjunto de métodos e práticas para gerenciar os clientes de uma empresa.
Na prática, a pergunta à você, varejista, é: “Sua empresa tem algum processo de gestão dos seus clientes?”
De uma forma resumida, adotar um CRM no varejo significa passar a identificar seus clientes nas compras, criar formas de comunicar com eles para aumentar as vendas. Dentre as estratégias para melhorar o faturamento, estão o aumento do ticket médio, a frequência de compra, a fidelização e recuperação dos clientes perdidos, aqueles que não frequentam sua loja há algum tempo.
Soluções “personalizadas”
Com essa abordagem sua loja será autônoma em gerenciar seus clientes e campanhas. Necessariamente integrado ao seu software de gestão, com o CRM, sua loja passará a colher as informações dos clientes e a criar campanhas segmentadas para aumentar sua efetividade. Normalmente, os clientes do varejista passam a integrar um grupo diferenciado de consumidores, para que assim tenham acesso à promoções diferenciadas.
A principal vantagem é a gestão própria dos clientes da sua loja. Dessa forma, não é preciso compartilhar seus clientes com terceiros.
Sugestões para melhorar seu desempenho, usando o Master Shop:
Sempre que possível, faça as vendas identificadas. Você pode utilizar o cadastro de clientes, ou até o cadastro rápido, que só pega informações básicas de contato como telefone, cpf e email. Mesmo que seu cliente não queira o “cpf na nota”, você pode fazer a venda identificada e não enviar a identificação do seu cliente pra sefaz. Fazendo vendas identificadas, você pode:
- criar e divulgar campanhas, por exemplo, para aniversariantes, aniversários de casamento e outras datas comemorativas como natal, dia dos namorados, dia das mães, dia das crianças. Utilize e-mails e sistemas de mensagens que tem custo baixo para sua loja e grande alcance;
- avisar seus clientes das promoções da loja;
- criar promoções segmentadas, por exemplo, avisar os clientes q compram GG na sua loja que este tamanho está com preço especial;
- entrar em contato com seus clientes que há algum tempo não visitam sua loja;
- avisar seus clientes da chegada das novas coleções;
- sugerir produtos de acordo com o perfil do seu cliente;
- fazer contato com clientes especiais, com divulgações específicas para ele;
- criar programa de descontos para grupo de clientes, por exemplo, descontos para funcionários da empresa X ou associados ao clube Y;
- fazer vendas condicionais, dando ao seu cliente a oportunidade de ver seus produtos em casa;
- proporcionar variadas formas de pagamento, como dinheiro, cheque, cartão a vista e a prazo, crédito próprio da loja, boletos bancários.
Com essas ações, você pode convidar seu cliente a voltar para a loja, vai surpreender seu cliente com contato especial para ele e poderá contar com a divulgação espontânea sobre essas promoções.
Além dessas ações específicas que poderão te ajudar a aumentar o ticket médio dos seus clientes ou fazer que eles venham mais vezes a sua loja, essas ações poderão aumentar o número de indicações da sua loja a outros clientes.
Essas indicações atraem novos clientes ao seu estabelecimento. Além disso, o Master Shop ajuda a proporcionar uma boa experiência de compra através de agilidade e confiabilidade na hora do fechamento da venda, pagamentos, consultas e informações acerca de suas compras anteriores.
É isso... espero que este conteúdo ajude vocês!
Não sabe como operacionalizar isso na sua loja? Fale conosco... estamos a sua disposição.
Até a próxima!