Blog da ARANDU

Search Img

Uma pesquisa realizada pela Câmara dos Deputados e o Senado, com 2.400 pessoas com acesso à internet, revelou que grande parte dos brasileiros trocou as fontes de informação tradicionais pela informalidade das redes sociais. Neste sentido, quem sai na frente é o WhatsApp. O aplicativo é usado como fonte de informação por 79% dos entrevistados.

A plataforma é, ao lado do Facebook, a "rede social" mais popular no país, com mais de 136 milhões de usuários.

Esses são os veículos de informação mais usados pelos brasileiros e sua porcentagem de preferência:

  • WhatsApp – 79%
  • TV – 50%
  • Youtube  – 49%
  • Facebook – 44%
  • Sites de notícias – 38%
  • Instagram – 30%
  • Rádio – 22%
  • Jornais impressos – 8%
  • Twiter – 7%

Vale usar o WhatsApp para bater papo, se divertir, mas também realizar negócios. Dá para conversar com clientes e fornecedores, fazer chamadas de áudio ou vídeo e, por que não, fechar vendas?

Separamos algumas dicas pra impulsionar seus negócios pelo App:

1) Responda a todas as mensagens recebidas pelo WhatsApp

        Nenhum contato deve ser perdido. Responda todos os questionamentos enviados por seus clientes, mostrando que ele é importante. Até aquele bom dia com gif animado cintilante.... Devolva o bom dia, por exemplo, com um “queremos que vc tenha um dia lindo! Para te ajudar, veja esta promoção especial pra você:”

2) Utilize o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma versão do app voltada a empresas, especialmente negócios individuais e de menor porte.

Possui uma série de funcionalidades bacanas para você vender mais, a começar pela possibilidade de uso do telefone fixo para registro.

Com um perfil comercial, o usuário que conversa com você sabe que está falando com uma empresa. Isso exige a sua atenção quanto ao preenchimento do perfil, já que ele funciona como um cartão de visitas.

Além disso, você conta com uma interface diferente, incluindo sugestões de mensagens automáticas como resposta, algo como “Olá! Como posso ajudar?”.

Outro recurso bem legal são as métricas, sempre importantes para uma estratégia de vendas. Nesse caso, elas informam os números de mensagens enviadas, entregues, recebidas e lidas. Tem ainda etiquetas para marcar os clientes com informações como “pagamento pendente” ou “pedido finalizado”.

Enfim, vale experimentar tudo o que ele oferece, até mesmo para buscar um maior profissionalismo para o seu negócio.

3) Utilize listas de transmissão e não grupos

     É muito comum criarmos grupos para mandar as mensagens para várias pessoas. Criar um grupo no WhatsApp é algo que só interessaria a você, não aos clientes. Logo, não é uma boa estratégia.

Como você deve saber, um grupo reúne usuários interessados em um determinado assunto, possibilitando a troca de conteúdo entre eles justamente sobre o tema em questão. Não é algo que se aplica a uma empresa, portanto. A não ser que seja para reunir usuários com queixas sobre o seu negócio – e não é isso que você deseja, certo?

Outro problema é que com a utilização de grupos você acaba divulgando dados dos seus clientes para outras pessoas. Além de ser ruim para você e principalmente para seus clientes, ter seus dados divulgados dessa forma e sem autorização, essa prática fere a LGPD – Lei Geral de Proteção aos Dados. Veja nossa postagem anterior sobre essa lei. A data de entrada em vigor dessa lei foi alterada para maio de 2021.

http://www.arandusistemas.com/blog-list/10-sistemas/75-lei-geral-de-protecao-de-dados

Então, o que fazer quando você precisa enviar uma mesma mensagem a vários usuários?

Encaminhar um a um? Certamente, não. Além de trabalhoso, ainda informa que o conteúdo foi encaminhado e não personalizado para aquele cliente.

A dica é usar listas de transmissão.

É bem fácil: você criar a lista, seleciona todos os contatos que deseja colocar nela e pronto! É só escrever a mensagem e enviar. Serve, por exemplo, para divulgar a chegada de novos produtos ou anunciar promoções. Ao usar a lista de transmissão, a conversa com cada usuário ocorre em janela individual.

Ou seja, se alguém responder, só você irá receber.

4) Não compre listas com contatos de WhatsApp

Existe um limite entre a divulgação do seu negócio e a invasão ao celular do potencial cliente. Jamais envie mensagem não autorizada. Ou seja, para um destinatário que não aceitou receber esse tipo de comunicação previamente.

No mínimo, são grandes as chances de ser um contato improdutivo, sem gerar retorno algum. Já na pior das hipóteses, o usuário pode fazer um print, denunciar no Procon e nas redes sociais, o que seria péssimo para a sua reputação empresarial.

Mande as mensagens para os seus clientes. Não se esqueça de informar como ele pode parar de receber suas divulgações e lembrar de realmente parar de enviar as divulgações a quem não quer receber.

Peça que seus clientes indiquem novos contatos para suas listas de divulgação. Não esqueça de cadastrar esses novos contatos no Master Shop também. Assim, quando eles chegarem em uma de suas lojas para comprar, você já tem a identificação dele!

5) Organize seus clientes

Imagine uma extensa lista de contatos, talvez com 100, quem sabe 500 diferentes nomes e números.

Achar o contato que gostaria nessa confusão vai ser como uma agulha no palheiro, sem dúvidas. Uma boa prática é renomear os contatos conforme o estágio de relacionamento com seu negócio, ou agrupar esses contatos em listas de transmissão diferentes.

Seja qual for a sua estratégia de organização, o mais importante é que possa criar um sistema que facilite o seu trabalho, além de não deixar nenhum cliente esperando resposta.

6) Crie um cronograma de mensagens

Como qualquer negócio, ao vender pelo WhatsApp, você terá potenciais clientes nos mais variados estágios. Haverá aqueles que sequer conheciam a sua empresa até pouco tempo. Outros que ouviram o seu nome como indicação de amigos e que estão prontos para também comprar.

E também consumidores fiéis, que mantêm contato frequente com você e estão sempre prontos para uma nova compra.

Cada um desses estágios corresponde a uma etapa do funil de vendas do seu negócio e, como tal, merece uma abordagem específica.

Significa dizer que você não pode simplesmente encaminhar a mesma mensagem para todas as pessoas.

É preciso respeitar as suas particularidades e, principalmente, o momento da relação com o seu negócio.

Então, de forma bastante prática, tenha um cronograma de mensagens.

Deve ser um instrumento que prevê quando e como abordar o cliente conforme ele ingressa e avança pelo seu funil.

Acertar nesse aspecto aumenta muito a chance de ajudar o cliente a passar ao próximo nível, ficando mais perto da compra.

Criar um cronograma de mensagens, ajuda a manter a frequência e regularidade dos seus contatos com o seu cliente e não exagerar na quantidade de mensagens enviadas para não aborrecer. Cuidado também para não travar o smartphone do seu cliente de tanto vídeo e foto enviada.

7) Crie conteúdo

Não restrinja a sua estratégia de comunicação via WhatsApp a envio de promoções, preços e propagandas.

Cada vez mais, a oferta de conteúdo substitui com vantagens a abordagem ostensiva de vendas. Por exemplo, o envio de dicas relacionadas aos itens que vende pode ser uma poderosa ação de marketing de conteúdo.

Se você vende roupas, por exemplo, pode apresentar aos seus contatos dicas rápidas para dobrar e guardar sem amassar, tipos de tecidos, combinações. Faça isso tanto no formato de texto quanto vídeo e veja como ajuda no engajamento dos seus clientes. Se o seu cliente gostar do conteúdo enviado, há uma grande chance dele enviar pros amigos. Então.. não se esqueça de informar seus contatos em todas as suas postagens.

8) Utilize o WhatsApp Web

Por melhor que seja a sua habilidade de digitação no celular, não há por que dispensar uma facilidade como o WhatsApp Web. Este serviço que possibilita a você abrir e gerenciar o aplicativo por uma janela em seu navegador na internet, pelo computador. Fica muito mais simples acompanhar as conversas com os clientes, enviar e receber arquivos, sem precisar ficar com o smartphone na mão.

9) Aproveite o status do WhatsApp

Se você é usuário do Instagram ou Facebook, já deve ter visto o recurso Stories. Nada mais é do que uma publicação que fica disponível apenas por 24 horas, com tempo limitado também de exibição.

O que muita gente ainda não sabe é que pode fazer algo bem parecido no WhatsApp, utilizando o status. Você pode aproveitar o espaço para publicar algo que chame a atenção da sua rede. Assim, todo aquele que tiver o seu número na agenda poderá ver sua mensagem.

Vale, por exemplo, para divulgar uma promoção ou anunciar novos produtos à venda.

10) Use um número profissional

Vamos direto ao ponto: não use o seu número pessoal para realizar vendas pelo WhatsApp. Por mais que você tenha um número bastante conhecido, com vários contatos no aplicativo, ter um novo exclusivamente para o negócio é muito mais profissional.

Isso sem falar que, dessa forma, você consegue determinar regras de contato com a sua empresa, como, por exemplo, horário de atendimento por este número e se aceita ligações.

Outro beneficio é que esse número é da empresa, então você não corre o risco de ter seus contatos na lista do seu melhor vendedor e ele sair da sua loja, levando o contato que era da sua loja, no número do celular pessoal.

Depois de garantir que você terá um número exclusivo para o negócio, trate de divulgá-lo para o maior número de pessoas possível.

Uma forma prática de fazer isso é gerando um link que, ao ser clicado, remete o usuário para a página na qual adiciona o seu contato. Para fazer, use o seguinte endereço, substituindo os zeros pelo seu número, com o DDD: http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000.

11) Vendi pelo WhatsApp... como fazer o recebimento?

Para receber pelas suas vendas feitas pelo WhatsApp, além das tradicionais formas de pagamento em dinheiro, cheque, cartão no take and go, se o cliente for até sua loja, você pode utilizar outras formas de pagamento e mandar o produto até a casa do seu cliente. Pode ser usado o tradicional depósito em conta, boletos bancários ou o link de pagamento. Fizemos uma postagem sobre isso, espero que você aproveite

http://www.arandusistemas.com/blog-list/10-sistemas/89-link-de-pagamento

 

           Não se esqueça de fazer todos os lançamentos e emitir os documentos fiscais pelo Master Shop. Lembre-se que se você mesmo for entregar, ou se for em sistema de Take and Go, você pode emitir cupom fiscal, ou nfc-e modelo 65 ou usar o SAT se for em São Paulo. Agora.. se vc for postar a encomenda, usar uma transportadora, mandar pra outro estado, utilize a NF-e, modelo 55.

          O Master Shop pode também ajudar você a classificar seus clientes... se você faz as vendas nominais sempre, dá pra saber a regularidade que seu cliente compra, que tipo de produto ele prefere, numeração, dados de aniversário entre outras informações que vão te ajudar no planejamento e na personalização de suas divulgações.

Espero que este conteúdo ajude vocês! Fiquem bem e cuidem-se! Estamos a disposição 

Não sabe como operacionalizar isso na sua loja? Fale conosco... estamos a sua disposição.

Até a próxima!

 

Arandu Sistemas

Fontes consultadas: Techmundo, KlickPages, WhatsApp, ConJur

assinatura

Fale conosco pelo WhatsApp(43) 99985-9950